UNIMIL-TO protocola ofícios em defesa dos direitos dos militares estaduais, solicita data-base de 7,5%, implementação das letras de 2024 e 2025 entre outras demandas.

28/04/2025 28/04/2025 19:16 79 visualizações

Na manhã desta segunda-feira, a diretoria da UNIMIL-TO (União dos Militares do Tocantins) esteve no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em agenda institucional voltada à defesa dos direitos da categoria. Na ocasião, foram protocolados dois ofícios solicitando a implementação da data-base e o pagamento das progressões em atraso referentes aos anos de 2024 e 2025.

A entidade destaca a proximidade do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, data estabelecida pela Lei nº 2.708, de 25/04/2012, como referência para a revisão anual da remuneração dos servidores públicos do Estado do Tocantins. Com base nisso, a UNIMIL-TO, em alinhamento com os demais sindicatos representativos, reivindica a reposição da inflação acumulada de 4,83%, medida pelo IPCA, acrescida de um ganho real de 2,67%, totalizando 7,5% de reajuste para a data-base de 2025.

Outra pauta apresentada diz respeito à implementação das progressões funcionais dos militares aptos nos anos de 2024 e 2025, conforme prevê a legislação vigente. A diretoria da entidade também levou ao Comando-Geral da PMTO outras demandas, como a alteração no interstício dos soldados, regra de transição paraInterstício  Sargentos, com alteração somente após promoções de2026, além de propostas de projetos habitacionais, entre outras.

Após o protocolo dos documentos, o presidente da UNIMIL-TO, ST João Victor, o 2º vice-presidente, ST Everton, e o diretor jurídico, SD Coelho, reuniram-se com o Comandante-Geral da PMTO, Cel. Barbosa, para tratar diretamente dessas questões. Na oportunidade, solicitaram a publicação, em Boletim Geral Reservado e Boletim Geral, da lista dos militares aptos à progressão nos anos mencionados.

O Comando informou que no próximo dia 06 de maio de 2025 será realizada uma reunião com as associações representativas para discutir a adequação da legislação e demais temas de interesse da categoria.

Ao final, os representantes da UNIMIL-TO agradeceram ao Comando-Geral pela postura de diálogo e pela gestão comprometida, que vem gerando resultados positivos para a sociedade tocantinense e promovendo motivação aos policiais militares do Estado.